Rolo à mesa


Bem, acho que não é segredo o fato do tão amado Bolo de rolo ter recebido o título de Patrimônio Imaterial de Pernambuco (ver post anterior). Também acredito que não seja desconhecido o fato do bolo de rolo ser uma iguaria oriunda dos portugueses; foi inspirado em receitas portuguesas e recheado genuinamente com a nossa pernambucanidade. É como diz o ilustre Gilberto Freyre em seu livro Açúcar (1987), ressaltando a importância da goiabada: “a marmelada, o caju e a goiabada tornaram-se desde os tempos coloniais, os grandes doces das casas-grandes”.
O bolo tem uma forma única de preparo. As finíssimas camadas de pão-de-ló são recheadas com uma pasta de goiabada que devem ser enroladas cuidadosamente para não rachar e garantir uniformidade ao bolo, que acompanha perfeitamente bem com uma deliciosa e farta fatia de queijo de coalho.
Patrimônio imaterial = tradição, cultura, preservação. A cultura gastronômica oferece informações sobre um grupo étnico, onde a comida não é apenas um alimento, mas um estilo de vida, revelando costumes, origens, pois expõe crenças, clima, topografia, história, agricultura, pecuária, ou seja, a essência de um povo. Justamente por tais pontos que o símbolo pernambucano foi adotado como tal. A receita foi protegida, conservada e valorizada por sua importância cultural, histórica e gastronômica, claro. Apesar de haver modificações quanto ao recheio (se encontra várias versões, desde o doce de leite ao chocolate e maracujá), a tradição não foi perdida, a original não foi esquecida nem se escondeu nos labirintos da memória dos que preparam nem dos que degustam. Não é à toa que muitos pernambucanos, ao viajar, levam rolos e rolos e mais rolos para presentear amigos, parentes; e também não é por acaso que muitos turistas são loucos para conhecer o símbolo do Estado. Muito menos foi por mera coincidência que instalaram um quiosque exclusivo de bolo de rolo no Aeroporto dos Guararapes, para que todos tenham acesso, principalmente aqueles que, no corre-corre do dia, esqueceram de comprar o amuleto da viagem, a alegria do café da manhã e/ou do lanche da tarde.
O bolo de rolo foi reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial de Pernambuco pela Lei Ordinária Nº 379/2007. Enfim, uma delícia de patrimônio!

Patrimônio Imaterial

É hábito, atualmente, escutar falar em Patrimônio Imaterial pra lá, Patrimônio Imaterial pra cá. A questão é que a definição não é muito bem entendida por todos. O Patrimônio Imaterial também é conhecido como ‘Intangível’. Ele aborda as tradições e expressões culturais preservadas por indivíduos que repassam esses saberes de geração em geração. Segundo a UNESCO, “as práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas junto com os instrumentos, objetos, artefatos e lugares culturais que lhes são associados e que as comunidades, os grupos e, em alguns casos, os indivíduos reconhecem como parte integrante de seu patrimônio cultural”. Quem realiza o registro desses patrimônios é o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o Iphan.

Durante muito tempo só se escutava falar de Patrimônio Artístico e Histórico (Igrejas, Sítios arqueológicos, obras de arte...), mas essa noção foi redefinida na Constituição de 1988 ( Título VII, Capítulo III, Seção II (da cultura), Artigo 216), que não fala mais de Patrimônio Histórico e sim de Patrimônio Cultural, de natureza material ou imaterial.

Esses Patrimônios Imateriais necessitam de ações que apóiem a melhoria das condições sociais e de materiais que propiciem a transmissão e a reprodução da sua existência. E por ser um patrimônio vulnerável à modificações, foi adotado a Convenção para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Intangível em 2003. Exemplo: para um grupo indígena, o Patrimônio Imaterial é o significado de sua identidade e toda a sua história; uma festa católica... Essa convenção é importantíssima, pois regula o Patrimônio Intangível, já como a complexidade da definição dos limites e da proteção é tamanha.

Mas o que isso tem a ver com Gastronomia? Ah, isso é tema dos próximos capítulos.

Festival de Circo do Brasil



Fonte: pe360graus.

Dez dias de arte circense na Capital pernambucana. Essa e a proposta da 5ª edição do Festival de Circo do Brasil, que começa no dia 8 de outubro e segue até o dia 18 do mesmo mês. Seis montagens francesas estarão presentes no festival e mais 11 atrações nacionais. As apresentações ocorrem nas ruas e parques da cidade ou nos palcos dos principais teatros recifenses.

Quem abre os trabalhos do Festival de Circo do Brasil é o mineiro Luis Sartori do Vale (foto 2) e a companhia francesa Akoreacro. As apresentações serão realizadas nos dias 8 e 9 de outubro, no Teatro de Santa Isabel, às 21h, e tem como mestre de cerimônia o carioca João Artigos, do Teatro de Anônimo.

Entre as atrações dos dez dias de Festival estão o grupo pelotense Tholl, o Teatro Mágico, que faz o lançamento nacional do novo DVD; e a Palavra Cantada, que fará homenagem ao público infantil. Os céus do Recife também servirão de palco. O Acrobático Fratelli fará uma intervenção aérea, que vai tomar os prédios da avenida Conde da Boa Vista.

O festival também conta com a presença da Companhia francesa Non Nova, que se apresenta no Santa Isabel. O espetáculo “P.P.P.” ousa na composição do cenário, composto por três grandes congeladores abastecidos com bolas de gelos de variados tamanhos, que o malabarista Philippe Ménard manipula ao longo do espetáculo.

Na linha mais tradicional, o Festival de Circo transforma a Praça do Arsenal da Marinha, no Bairro do Recife, em uma grande lona com a instalação de três palcos. No dia das Crianças, 12 de outubro, uma programação especial com Banda Gigante, do Estado de São Paulo.

Entre os dias 13 e 15, haverá na Praça do Arsenal, diariamente, apresentações de palhaços com os espetáculos “Pelo Cano” e “Jogando no Quintal” (foto 3). Na sexta-feira, 16, o Circo Vox (foto 1) chega para compor o fim de semana de encerramento do Festival.

Nos dias 17 e 18 de outubro, estará disponível na Praça do Arsenal uma série de equipamentos - cama elástica, arame, diábolos e malabares - que poderão ser utilizados livremente pelo público. Outros locais também receberão espetáculos, como o Parque 13 de Maio e o Parque da Jaqueira.

No dia 15 de outubro será realizado o lançamento do documentário "Dossiê Escola Nacional de Circo: 25 Anos de Pedagogia no Picadeiro", de Daniel Elias, Jefferson Pereira e Maira Aggio, e também o lançamento do livro "Circo Social no Brasil (Catálogo da Rede Circo no Mundo Brasil)”, de Boris Trindade Jr. (Borica) e Vinícius Daumas.

Uma festa na boate Nox também compõe a diversificada programação do evento, no dia 9 de outubro. Intitulado “Cabaré Circense”, o evento tem discotecagem de Jérome Pigeon, DJ Dolores e conta com números circenses dos grupos O Teatro Mágico e Acrobático Fratelli.

SERVIÇO
5º Festival de Circo do Brasil
De 8 a 18 de outubro
Entrada franca para os espetáculos de rua


Site Festival de circo do brasil

Quitutes & batuques

Fonte: pe360graus

Cozinheiras e artistas franceses realizam oficinas em Olinda
Evento Quitutes & Batuques integra as ações do Ano da França no Brasil, com cinco oficinas ministradas em Pontos de Cultura de Olinda


Música, gastronomia e cinema estão na bagagem do grupo de artistas e cozinheiras francesas que desembarca em Olinda seguindo a caravana do projeto Quitutes & Batuques, evento que integra as ações do Ano da França no Brasil. Serão cinco oficinas ministradas em Pontos de Cultura de Olinda, desta terça (29) a quinta-feira próxima (1º).

O projeto já passou pelas cidades de Bananal, Campinas e São Paulo. Em Pernambuco, realiza-se em parceria com o 5º Olinda Jazz. À frente da Oficina Gastronômica estão as cozinheiras do La Table D’Hôte. O grupo, formado por seis mulheres, traz, além da culinária tradicional francesa, influências africanas e árabes, representando a realidade da França de hoje, cosmopolita e multicultural.

La Table D’Hôte surgiu na periferia da cidade de Bordeaux, como estratégia para chamar as mães, donas de casa e outros grupos de mulheres a tomarem parte dos projetos de cidadania cultural. Além de ministrarem oficinas de arte culinária para a comunidade local, desempenham uma importante função integradora de preparo e organização das refeições nas quais artistas, profissionais e alunos estarão envolvidos.

Em Pernambuco, contarão com a participação das cozinheiras do ponto de cultura Nação Xambá, de Olinda. Os participantes das oficinas irão aprender como planejar grandes banquetes, da aquisição dos insumos à preparação, o servir e a apresentação.

A música estará presente no Quitutes & Batuques com três oficinas. Canto e Voz, ministrada pelas cantoras franco-camaronesas da dupla Les Nubians, Helene e Célia Faussart, percorre o caminho da diáspora africana por meio de uma pesquisa das tradições musicais afro e seu reflexo no cenário artístico internacional. A oficina de Canto e Voz será ministrada no Mercado da Ribeira, antigo centro de comércio de escravos no coração do Sítio Histórico de Olinda.
À frente da oficina Percussão e Dança Africana estará o músico Adama Yalomba, natural do Mali e um dos expoentes do gênero Afropop. Ele terá como apoio os educadores do ponto de cultura Nação Xambá. Brinquedos Musicais e Noções de Música ficará sob responsabilidade do grupo Moleque de Rua. Dirigido a crianças e jovens, prevê a criação e montagem de instrumentos musicais a partir de materiais recicláveis, demonstrando que para fazer música só é preciso vontade e criatividade. Fundado há 25 anos pelo músico e compositor Duda Ferreira, um dos criadores do dispositivo oficina-residência, conceito que estrutura este projeto, o Moleque de Rua atua mais na Europa que no Brasil. Em Pernambuco, terão o apoio dos educadores do ponto de cultura Maracatu Leão Coroado.

A oficina Performance em Vídeo será conduzida pelo cineasta francês Zangro, realizador que percorre a Europa e a África produzindo vídeos que levam espectadores a questionar paradigmas culturais. Colaborador do canal da TV francesa Canal Plus, Zangro é também conhecido em seu país como criador do site A Part Ça Tout Va Bien (www.apartcatoutvabien.com), no qual lança mão do humor para abordar o preconceito contra os muçulmanos na sociedade francesa. Ele veio ao Brasil acompanhado do ator de origem marroquina Hassan Zahi para gravar um projeto inédito. Em Olinda, irá selecionar artistas e pessoas comuns para a gravação de um vídeo sobre a relação França/Brasil. O vídeo será postado no site e exibido no Olinda Jazz.

O Quitutes & Batuques é uma realização da WZM Plataforma Brasil Holanda, com apoio da Prefeitura de Olinda, do Ministério da Cultura e da revista Continente.

SERVIÇO
Quitutes & Batuques
Programa de Oficinas
De 29/09 A 01/10

Oficina Gastronômica – Table D’Hôte
Local: Ponto de Cultura Nação Xambá

Oficina de Interpretação – Zangro
Local: Ponto de Cultura Afoxé Alafin Oyó

Oficinas de Voz & Canto – Les Nubians
Local: Mercado da Ribeira, Olinda

Oficinas de Percussão – Adama Yalomba
Local: Ponto de Cultura Nação Xambá

Oficinas de Brinquedos Musicais – Grupo Moleque De Rua
Local: Ponto de Cultura

Mais informações: 9938.6328

Honey honey cupcakes

Imagens: Isabella Valle



Cupcakes - como o nome já diz: bolo feito na xícara. São fofinhos, deliciosos, mas precisam de boa criatividade pra não cair no trivial.

O primeiro momento do cupcake é a salivação dos olhos, só posteriormente a boca. Por isso eles precisam ser lindos!

A Manuca de Paula, formada em Gastronomia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco é uma quituteira de mão cheia dessa iguaria. Colega minha, por sinal. Mas não, isso não é puxação de saco "preu" ganhar um cupcake maravilhoso! :P

Esse post no blog vem em pura homenagem à ela por ela ter se dado tão bem. E tudo começou só pra ganhar um dinheiro extra. Mas é pelo fato de algumas conversas que nós tivemos... E ela sabe, inclusive a admiração que eu tenho pela força que ela teve pra acabar o curso de Gastronomia e seguir pro sonho dela: Artes Cênicas! E eu fiquei imensamente feliz quando vi que ela estava produzindo cupcakes, que tinha criado blog pra divulgar, etc. Até que entrei há uma semana no blog dela novamente e vi o sucesso que ela está fazendo com os cupcakes dela!

Pra você ter noção da disputa que é pelos cupcakes, no aniversário dela ela deu uma caixa com 12 cupcakes pra pessoa que fizesse a melhor homenagem a ela. Tá podendo!

Está no curso que sempre desejou, não deixou de lado a Gastronomia [tá vendo que valeu a pena?], tá ganhando dinheiro e fazendo sucesso; e ainda por cima fica com horário flexível pros estudos. =D

Tudo de bom pra você, Manucaaa.

Os melhores restaurantes do mundo 2009


1. El Bulli, Espanha
2. The Fat Duck, Inglaterra
3. Noma, Dinamarca
4. Mugaritz, Espanha
5. El Celler de Can Roca, Espanha
6. Per se, Estados Unidos
7. Bras, França
8. Arzak, Espanha
9. Pierre Gagnaire, França
10. Alinea, Chicago, Estados Unidos
11. L'Astrance, Paris, França
12. The French Laundry, Estados Unidos
13. Osteria Francescana, Itália
14. St John, Londres, Inglaterra
15. Le Bernardin, Nova York, Estados Unidos
16. Restaurant de ’Hôtel de Ville, Suíça
17. Tetsuya's, Sydney, Austrália
18. L'Atelier de Joël Robuchon, Paris, França
19. Jean-Georges, New York, Estados Unidos
20. Les Creations de Narisawa, Japão
21. Chez Dominique, Finlândia
22. Ristorante Cracco, Itália
23. Die Schwarzwaldstube, Alemanha
24. D.O.M., Brasil
25. Vendome, Alemanha
26. Hof van Clevel, Bélgica
27. Masa, Estados Unidos
28. Gambero Rosso, San Vincenzo, Itália
29. Oud Sluis, Sluis, Holanda
30. Steirereck, Vienna, Aústria
31. Momofuku Ssam Bar, Estados Unidos
32. Oaxen Skaergaardskrog, Suécia
33. Martin Berastagui, Espanha
34. Nobu, Inglaterra
35. Mirazur, França
36. Hakkasan, Inglaterra
37. Le Quartier Francais, África do Sul
38. La Colombe, África do Sul
39. Asador Etxebarri, Espanha
40. Le Chateaubriand, França
41. Daniel, Estados Unidos
42. Combal Zero, Itália
43. Le Louis XV, França
44. Tantris, Alemanha
45. Iggy's, Singapura
46. Quay, Austrália
47. Les Ambassadeurs, Paris, França
48. Dal Pescatore, Canneto sull'Oglio (Mantova), Itália
49. Le Calandre, Pádua, Itália
50. Mathias Dahlgren, Suécia

- O D.O.M., mais uma vez, ganhou o prêmio. \o/ Viva pra nós, brasileiros e sul-americanos, pois não há restaurantes daqui nem aos arredores selecionados. Ano passado, Alex Atala havia ficado na 40º posição, e este ano, arrematou o 26º lugar. Muito bo, principalmente porque o Alex faz por onde. E em 2006, ele havia ficado na 50º posição, e, mesmo assim, foi uma festa, pois era o único sul-americano e brasileira citado pela "Revista Restaurant", e continua sendo até hoje... Espero que daqui a alguns anos esse cenário mude.

...

OS MELHORES RESTAURANTES DO MUNDO (2002/2009)

• 2009: El Bulli (Espanha)
• 2008: El Bulli (Espanha)
• 2007: El Bulli (Espanha)
• 2006: El Bulli (Espanha)
• 2005: The Fat Duck (Inglaterra)
• 2004: The French Laundry (Estados Unidos)
• 2003: The French Laundry (Estados Unidos)
• 2002: El Bulli (Espanha)

Mesa Tendências / Prazeres da Mesa Ao Vivo

O Mesa Tendências - Congresso Internacional de Gastronomia oferece aulas e workshops com os mais importantes chefs das diferentes escolas do mundo, para o desenvolvimento e intercâmbio entre profissionais. O tema central deste ano é abrangente e desafiador: “Cozinha evolutiva – das raízes à tecnologia” e acontece no Centro de Convenções do Senac-SP. Os pagantes terão acesso a um dos poucos 480 lugares do auditório fechado, com tradução simultânea, para ver e ouvir técnicas, dicas, ideias de gente como Olivier Roellinger, Emmanuel Renaut, Laurent Suaudeau, Claude Troisgros, Jordi Roca, César Santos, Alex Atala, Enrique Olvera, Toshio Tanahashi,

A boa novidade é que esse ano pessoas de instituições de ensino de todo país poderão se inscrever para apresentar seus estudos. Os interessados devem enviar inscrição até o dia 31 de agosto. Em salas paralelas, além de uma programação gratuita e uma feira de produtos para profissionais, acontecerá a apresentação oficial dos trabalhos científicos selecionados.

As vendas se iniciaram no dia 30 de julho.

Para inscrição de trabalhos: http://www.sp.senac.br/jsp/default.jsp?tab=00002&newsID=a16066.htm&subTab=00544&uf=&local=&testeira=453&l=&template=&unit

E para a inscrição no Mesa Tendências ou Ao Vivo: http://www.exposicoes.com.br/2009/PrazeresDaMesa/Visitante/CLT_Abertura.aspx

Os eventos acontecem simultaneamente, e quem se inscreve no Mesa Tendências, em acesso gratuito ao Mesa Ao Vivo.

...

Mesa Ao Vivo

Aberto ao público em geral, acontece no Centro Gastronômico do Centro Universitário Senac – SP e terá como tema “Brasil: todos os caminhos levam à cozinha de vanguarda”, de 27 a 29 de outubro. É indicado aos amantes da mesa, cozinheiros diletantes e profissionais, chefs, produtores do setor, leitores, estudantes e especialistas.

Numa área de 8 mil metros quadrados os participantes encontram com grandes chefs, fecham negócios, vêem, são vistos e participam da confecção da edição mais importante do ano da revista Prazeres da Mesa. Tudo o que é produzido nas oito salas técnicas, padaria e confeitaria em aulas e degustações ininterruptas das duas da tarde às dez da noite, é o material de reportagem da publicação.

Na Praça dos Vinhos mais de 50 produtores de ingredientes e importadores oferecem seus vinhos e produtos para apreciação do público. Ao final de cada um dos três dias de evento, os participantes invadem uma grande cozinha com 25 estações onde bares, restaurantes e banqueteiros oferecem suas especialidades para prova. Jantares assinados por chefs estrangeiros como Enrique Olvera e Roland Trettl podem ser comprados à parte, assim como degustações de vinhos e cervejas top.

...

Programação Mesa Tendências

GRADE DE HORÁRIOS
TERÇA-FEIRA, 27
Horário Palestrante
09.00 – 9.30 Apresentação do Congresso
9.30 – 10.15 Claude Troisgros, Olympe - Rio de Janeiro, Brasil
10.15 – 11.00 O processo de criativo, uma explicação aos meus clientes
Jean Michel Lorain***, La Cotê Saint-Jacques - Joigny Borgonha, França

11.00 -11.15 Intervalo
11.15 -12.00 A utilização das algas na cozinha
Mauro Colagreco*, Mirazur - Menton, França

12.00 – 12.45 Helena Rizzo, Maní – São Paulo, Brasil
13.00 – 14.30 Intervalo
14.30 – 15.15 Marc Meneau**, Marc Meneau L' esperance, Borgonha - França

15.15 – 16.00 Roland Trettl, Hangar 7- Salzburgo, Áustria

16.00 – 16.45 École Lenotre (nome a definir)

16.45 – 17.00 Intervalo
17.00 - 17.45 Régis Marcon***, Regis et Jacques Marcon, Auvergne - França
17.45 – 18.30 Mari Hirata, chef brasileira radicada no Japão
18.30 – 19.30 Azeite de Oliva
Carlo Cracco**, Ristorante Cracco, Milão - Itália


Quarta-feira, 28
Horário Palestrante
09.00 – 9.30 Emmanuel Bassoleil, Sky - São Paulo, Brasil
9.30 – 10.15 Philippe Jousse**, Alain Chapel, Mionnay, Rhone - França
10.15 – 11.00 Rodrigo Oliveira, Mocotó - São Paulo, Brasil
11.00- 11.15 Intervalo
11.15 – 12.00 Sensografia na Cozinha
Sergio e Javier Torres Martinez, eñe - São Paulo - Brasil, Dos Cielos, Barcelona - Catalunha - Espanha

12.00 – 12.45 Massimo Montanari
13.00 – 14.30 Intervalo
14.30 – 15.15 Baixa Caloria e Alta Gastronomia
Roland Villard, Le Pré Catelan - Rio de Janeiro, Brasil
15.15 – 16.00 Natureza Pura
Emmanuel Renaut **, Flocon de Sel - Rhone, França
16.00 – 16.45 DCT
16.45 – 17.00 Intervalo
17.00 - 17.30 Sylvain Portay- Grupo Alain Ducasse- EUA/França
17.30 - 18.15 Enrique Olvera, Olvera - Cidade do México, México
18.15– 19.00 A parte doce do Celler Can Roca
Jordi Roca**, El Celler de Can Roca, Girona - Catalunha - Espanha
19.00 - 20.00 Shojin ryori - a Culinária Ancestral Budista Japonesa
Toshio Tanahashi, Japão


Quinta-feira, 29
Horário Palestrante
09.00 – 9.45 Memória Gustativa do Tradicional ao Contemporâneo
Ivo Faria, Vecchi Sogno - Belo Horizonte, Minas Gerais
9.45 – 10.30 BLT Restaurantes: presente, passado e futuro
Laurent Tourondel, Bistro Laurent Tourondel-BL TSteakhouse - Nova York, EUA
10.30 – 11.00 Tsuyoshi Murakami, Kinoshita - São Paulo, Brasil
11.00-11.15 Intervalo
11.15 – 12.00 Stephane Raimboult** L'Oasis, La Napoule – França
12.00 – 12.45 Nova Coleção de Sobremesas
Chistophe Michalak***, Plaza Athenée - Paris, França

13.00-14-30 Intervalo
14.30 – 15.15 Cesar Santos, Oficina do Sabor - Olinda, Recife, Brasil
15.15 – 16.00 David Jobert, La Cigale Hotel - Qatar
16.00 – 16.45 Gerald Passedat***, Le Petit Nice - Marseille, França
16.45-17.00 Intervalo
17.00 - 17.45 Marcelo Tejedor* Casa Marcelo - Santiago de Compostela - Galicia, Espanha
17.45 – 18.30 Priprioca: Um novo ingrediente
Alex Atala, Dom e Dalva e Dito, São Paulo – Brasil

18.30 – 19.30 Olivier Roellinger, Les Maisons Bricourt, Cancale, Bretanha, França

...

Programação Mesa Ao Vivo

DIA 28/10
SALA 3 SALA 4 SALA 5
Padaria SALA 5A Confeitaria SALA 6
17h00 Cesar Santos (Oficina do Sabor / PE) "Polvilho" 18h30 André Generoso (Divina Gula / AL) 17h30 Maria Fernanda e Luis Nicolette (Mesa da Nena / SP) "Pão de coco" 15h00 Mara Mello (Pâtisserie Mara Mello / SP) "Doce Natalino de Natal" 16h00 Mariana Valentini (Valentina /SP) "Cogumelos"
19h00 Ivo Lopes (Duo Cuochi /SP) "Paleta de cordeiro serrada com batatas e brócolis"


DIA 29/10
SALA 3 SALA 4 SALA 5
Padaria SALA 5A Confeitaria SALA 6
17h30 Mara Salles (Tordesilhas / SP) "Semente do Cerrado" 16h00 Carlos Kristensen (Hashi / RS) "Queijo Regional"

15h00 Fábio Barbosa (La Mar / SP) "O uso do Amaranto"
19h00 Flávia Quaresma "Viagem ao Marrocos" 18h00 Wilson Kinoshita (Shimo/ SP) "Carpaccio de coco ao molho ponzu tropical"


DIA 30/10
SALA 3 SALA 4 SALA 5
Padaria SALA 5A Confeitaria SALA 6
16h00 Ivo Faria (Vecchio Sogno /MG) "Panturrilha de porco ao molho de quitocus com hibiscus. " 15h30 Wanderson Medeiros (Carne de Sol do Picuí / AL) "Carne de sol com manteiga e Queijo Coalho'

16h30 Carlos Bertolazzi (C.U.C.I.N.A / SP) "Gnocchi de Feijão"
17h30 Istvan Wessel "Paleta de Cordeiro com feijão branco" 17h00 Christian Burjakian (Limonn/SP) "Peito de peru recheado de pistache"

Ao Vivo Recife


Na esteira da versão paulistana, o Ao Vivo Recife vai receber chefs de renome, nacionais e internacionais, que produzirão uma parte da revista na frente dos convidados. Em quatro salas do Senac recifense acontecerão aulas sobre diversos temas relacionados à gastronomia, abrangendo as áreas de confeitaria, padaria, coquetelaria, além, claro, de alta gastronomia. “Esse evento só vai acontecer aqui porque o Estado vive um ótimo momento”, diz Josias Albuquerque, presidente do sistema Fecomércio/Sesc/Senac, parceiro de Prazeres da Mesa na empreitada.

Uma das presenças mais esperadas no Ao Vivo Recife é de Montse Struch, chef catalã do El Cigle, localizado em Vacarises, distrito de Barcelona, Espanha. Montse é considerada um dos grandes nomes da cozinha moderna da Catalunha. Esta será a segunda vez no Brasil da chef, que participou do Festival de Tiradentes no ano passado. No Recife, Montse comandará, ao lado da carioca Flávia Quaresma, um dos jantares especiais. O outro vai reunir as estrelas nacionais Simone Berti e André Saburó.

Além das aulas e dos jantares, haverá no Recife um espaço reservado para a seção O Melhor das Cidades, onde casas pernambucanas apresentarão aos convidados seus melhores acepipes. Serão 15 restaurantes participantes em um dos dias do evento.

...

Nomes confirmados:

André Saburó, chef do Quina do Futuro, do Recife, PE
César Santos, chef do Oficina do Sabor, do Recife, PE
Claudemir Barros, chef do Wiella Bistrô, do Recife, PE
Douglas Van der Ley, chef do É, do Recife, PE
Duca Lapenda, chef do Pomodoro Café, do Recife, PE
Fábio Arruda, consultor de etiqueta e colunista de Prazeres da Mesa
Flávia Quaresma, chef-consultora, Rio de Janeiro, RJ
Meiga Von Liebig, chef do Château Brillant, do Recife, PE


...


Prazeres da Mesa Ao Vivo
De 9 a 11 de setembro
Preços: R$ 30 (um dia) e R$ 50 (dois dias)
R$ 20,00 (um dia para todos os estudantes do Senac ou alunos de gastronomia de qualquer instituição de ensino)
Jantar: R$ 150,00 (cada um)
Os ingressos serão vendidos nos dias do evento e no Senac-Recife.
Mais informações: tel. (11) 3023-5509 ou (81) 3088-0378.

Adeus




E ela me deixou.
E eu fiquei tão só.
Vivia no meu (no nosso) casulo de conto de fadas...
Sonhava no dia em que nos tornaríamos borboletas
Para enfim podermos voar...
Viramos.
Voamos.
Mas veio as tempestades
E de muitas conseguimos escapar
Mas elas deixaram cicatrizes
Que doíam à medida que outras mais vinham à tona.
Assim nos destruímos (fomos destruídas) pouco a pouco
E tudo virou um "simples" adeus
Com nossas almas a seguir rumos diferentes, estranhos e nada desejado por nós.
Eu só achei que seria para sempre.

Alegria depressiva


O sorriso oculta minha loucura desordenada.
Ele é o parceiro das minhas solidões aquosas,
Da minha vontade de explodir.
O chão rasga aos meus pés
E nada posso fazer.
Preciso continuar fingindo que nada existe
E que sou a pessoa mais feliz do mundo.
Essa alegria depressiva tornou-se sinônimo de mim.

Refogado

Sob a lona da mistura
Do alho com cebola e azeite
Adquirido dos judeus
Sigo meu caminho,
Assim como eles,
No labirinto indestrutível da realidade.

Carne exótica, sabor raro.


A capivara é um herbívoro roedor natural da região de pântanos. Sua caça é proibida, assim como a caça de outros animais no Brasil, pois por aqui esta é considerada crime inafiançável. Sendo assim, a capivara passou a ser criada em cativeiro com a finalidade de abate. A carne comercializada deverá vir acompanhada do selo do Ibama. A criação em cativeiro e a alimentação controlada reflete na carne como produto final, amenizando o sabor e o cheiro forte que lembra “bode velho”
A carne é caracteristicamente magra, pois os animais silvestres produzem carnes com teores reduzidos de lipídeos totais e colesterol, além de apresentarem altas proporções da ácidos graxos poliinsaturados, quando comparado aos animais domésticos. Isso faz com que a carne de Capivara in natura tenha um menor tempo de vida de prateleira, pois é susceptível à rancificação, por isso que geralmente as carnes são comercializadas na forma congelada e embalada à vácuo. A carne é comercializada a preços iguais ou superiores ao do filé bovino.
Para quem gosta de ousar no paladar, restaurantes, churrascarias e até supermercados estão colocando à disposição dos consumidores qualidades variadas das chamadas carnes raras ou exóticas. Só sei de um local que comercializa a capivara aqui em Pernambuco, mas nunca fui lá. Trata-se do restaurante ‘Relicário’, que se situa na Estrada de Aldeia km3, Aldeia/Camaragibe. A casa é especializada em carnes exóticas, como tartaruga, avestruz e capivara. Todos os pratos são individuais. Horário de funcionamento: terça a sexta-feira, a partir das 19h; sábado, a partir das 11h; domingo, das 11 às 16h.

Onde está o encanto e a beleza das borboletas?




Na minha infância, meu pai sempre me ninava com algumas canções, uma delas era:

“Eu sou uma borboleta pequenina e faceira, ando no meio das flores procurando quem me queira... Borboleta pequenina vem aqui no meu quintal, venha ver como está lindo hoje é noite de Natal”.

Onde está o encanto e a beleza das borboletas?

Quando eu era criança
Via tantas borboletas a voar.
Possuíam todas as cores e tamanhos.
Com o passar do tempo foram desaparecendo
E o colorido se tornou incolor.
Quantas saudades sinto dos tempos no jardim
Em que eu corria atrás das borboletas.
Para onde elas foram?
Onde será que se escondem agora as “burbuletas”?
Volta pequenino inseto.
Quero poder novamente te admirar.

Pequenos da blogosfera

  Acabei de conhecer um chat , so para Blogueiros , o Pequenos da Blogosfera, e como  regra,todo membro novo tem que fazer um post, como um TROTE , com os links dos blogueiros membros do chat que estão on , quando eu entrei , e aqui estão eles :

 Jugs | Ostra Louca
 Katia lNotícias (IR) Relevantes
uriel | De garagem
 luxfero | Toth Squadra 62
 arthur zaf | Paranoia
 Renata |JuneKa
 gabriel -O Blog do Homem
 Rodrigo Justi -Os Segredos da Informática
 Philipe |Maluco News

Curso de barista




Curso de barista em café tem edição extra no final do mês de junho


A Coffee Center promove uma edição extra do seu curso de barista no final do mês de junho. A formação é voltada para o ensino da arte do bom café, em especial, o espresso. De acordo com os organizadores, as aulas são ministradas por profissionais com mais de dez anos de experiência no mercado de café.

As turmas são pequenas e o ambiente da escola remete à realidade vivida em uma cafeteria ou restaurante. Além de ensinar as habilidades para uma “xícara perfeita”, o curso abordará técnicas de atendimento ao público.

A inscrição custa R$ 250 e a reserva de vaga pode ser feita mediante pagamento antecipado. O valor deve ser depositado em conta corrente (veja abaixo) até o dia 26.

SERVIÇO:
Curso de Barista Avançado

Quando: 30 de junho a 2 de julho, das 9h às 13h
Local: Coffee Center - Rua Professor Aurélio de Castro Cavalcanti, 264, Setúbal (continuação da Rua Baltazar Passos, na esquina com a Rua Camboim; próximo ao Colégio Primeiro Passo).

Valor: R$ 250
Forma de Pagamento: Depósito em Conta Corrente até 26 de junho
Dados Bancários:
Banco Bradesco
Ag. 0291-7
C/C 87191-5
Favorecido: BMOF Comércio de Descartáveis Ltda

Fonte: pe360graus


Beijos.

"A invenção do Restaurante"


Hoje eu fui passear com Gi e meu tio avô de São Paulo.
Estávamos no Paço Alfândega, almoçamos, fomos à Livraria Cultura, Sinagoga e à exposição do Mestre Vitalino (no Banco Real).

Enquanto estávamos na Livraria Cultura procurando uns livros pra tio Joel e Gi, dei uma fugidinha pra área de Gastronomia e encontrei livros bem legais.

Dentre eles, tio Joel, delicadamente, pegou um e saiu de fininho e comprou pra mim!!!

O nome do livro é "A invenção do restaurante - Paris e a moderna cultura gastronômica" da historiadora Rebecca L. Spang.

Não li nada dele ainda por causa das milhões de provas e trabalhos que tenho que fazer, mas peguei uma descrição que está logo abaixo.

*----*----*----*----*----*----*----*----*----*----*----*----*----*----*----*----*

Descrição:

Por que existem restaurantes? Por que as pessoas consideram a refeição um passatempo agradável? Desde quando alimentação se transformou em lazer?

*----*----*----*----*----*----*----*----*----*----*----*----*----*----*----*----*

Beijoooos.

Se puderem, leiam também.

:)

Maçã do amor


Doce conhecido como maçã do amor faz 50 anos de Brasil.


Famosa em junho, quando começam a pipocar pelo país as festas juninas e é o mês do Dia dos Namorados, a maçã do amor completa em 2009 meio século de existência. Pelo menos oficialmente. Está documentado que o pedido de patente para o processo de cristalização da fruta foi feito por um imigrante espanhol em São Paulo em 1959. O benefício da exclusividade foi concedido e, a partir daí, Antonio Farre conta que o doce se popularizou. “Eu carregava a barraquinha e a minha mãe levava as caixas com as maçãs", conta Farre, de 62 anos, que 50 anos depois ainda vende o produto na loja de doces no Tatuapé, Zona Leste da capital paulista. “As pessoas faziam fila para comprar”, lembra o comerciante, que veio ainda menino com a família da Espanha em 1954. O título de exclusividade tem prazo determinado e, depois de alguns anos, cai em domínio público. Foi o que ocorreu com a fruta caramelizada espetada no palito, que ficou eternamente conhecida como maçã do amor. Farre conta que, depois de “criado” o doce, a família precisava colocar um nome nele. “Meu pai um dia estava cansado depois do trabalho e falou para todos reunidos na sala: ‘ah, coloca logo maçã do amor e vamos dormir’”, revela Farre, rindo. O espanhol vem de uma família de doceiros. Na loja dele, são vendidos churros de diversas formas e sabores. Ele conta que, como a vida de imigrante era muito difícil no Brasil, precisavam de algo que os sustentassem. E começaram com a maçã do amor. Como deu certo, resolveram patentear. “Muita gente ficou de olho. Meu pai e minha mãe começaram ter uma renda maior do que a família inteira”, diz Leandro Lopes Farre, de 35 anos, filho do comerciante.
Trâmite
Em 14 de junho de 1962, a patente do método de cristalização da “maçã coberta com açúcar colorido artificialmente”, saiu pelo prazo de 15 anos. O G1 teve acesso aos documentos originais. Quem concedeu o benefício foi o extinto Departamento Nacional de Propriedade Industrial, que, desde 1970, virou Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). O trâmite todo durou três anos. Em 1961, a Diretoria de Bromatologia e Química do Instituto Adolfo Lutz em São Paulo analisou o produto e emitiu um parecer, citando as características dele, como cor, cheiro, sabor e aspecto. Este definido como “maçã com cobertura de açúcar colorido”. O pedido da família Farre também parou nas mãos do Serviço de Policiamento da Alimentação Pública do estado, que liberou um alvará de Aprovação e Registro de Produto Alimentício. A patente é um título de propriedade temporária sobre uma invenção ou modelo de utilidade “Esse documento dá o direito de excluir terceiros da fabricação e comercialização daquele objeto por um prazo determinado”, explica Elias Damian da Silva Felipe, técnico em Propriedade Industrial do INPI. Ele ressalta que o pré-requisito básico para se conseguir uma patente é provar a invenção, a novidade. Isso vale para receitas também. “Você tem que unir dois ou mais elementos e obter um efeito técnico novo”. Depois do prazo estipulado, o produto patenteado vira de domínio público. Atualmente, o tempo é de 20 anos.
Ponto certo
Apesar de copiado ao extremo, o doce encontrado em carrocinhas e barraquinhas tem seus segredos. Farre garante que o dele “é o melhor”. A receita ele não revela de forma alguma e ainda aponta onde os concorrentes erram. “O ponto (da cristalização) tem que ser o ponto bala. Antes, fica mole. Depois, queima. O tempo ideal vai no ‘olhômetro’”, ‘ensina’ o comerciante.

Fonte: G1.

V Congresso de Turismo e Gastronomia


04, 05 e 06 de junho de 2009
Centro de Convenções de Pernambuco

*----*-----*----*-----*----*-----*----*-----*----*-----*----*-----*----*-----*

04 de Junho (QUINTA-FEIRA)

18h - PRONUNCIAMENTO DE ABERTURA
JOSÉ JANGUIÊ BEZERRA DINIZ
(Mestre e Doutor em Direito, Professor da UFPE, Diretor Geral da Faculdade
Maurício de Nassau, Procurador Regional do Ministério Público do Trabalho,
Presidente da ABRAFI e do SIESPE).

18h40 - CONFERÊNCIA DE ABERTURA
PALESTRANTE: DANIEL GOLDBERG
(Managing Director e Chefe de Investment Banking do Morgan Stanley do Brasil.)

05 de Junho (SEXTA-FEIRA)

8h - 1ª CONFERÊNCIA
TEMA: As Novas Tecnologias na Hospitalidade.

CONFERENCISTA: JOSÉ CARLOS BEZERRA LIMA – AM
(Gerente Geral do Hotel Ariaú Amazon Towers.)
PRESIDENTE DE MESA: ROBSON MOTA - PE
(Professor de Turismo da Faculdade Maurício de Nassau.)
DEBATEDOR: ANDRÉ LUIS - PE
(Diretor Acadêmico da Faculdade Maurício de Nassau.)

9h - INTERVALO CULTURAL
(Apresentação de Grupo Artístico)

9h15 - 2ª CONFERÊNCIA
TEMA: A Gastronomia Brasileira como Atrativo Turístico.

CONFERENCISTA: CARLOS MANOEL RIBEIRO - SP
(Chef de cozinha do Restaurante Na Cozinha, Professor dos Cursos Técnicos e de
Pós-graduação da Escola de Hotelaria e Turismo de São Paulo-Hotec.)
PRESIDENTE DE MESA: GISELE MARINS CHIARADIA - PE
(Professora de Habilidades e Técnicas de Cozinha, Cozinha Fria, Cozinha
Pernambucana e Cozinha Brasileira.)
DEBATEDOR: MÔNICA RANGEL - RJ
(Chef de cozinha do Restaurante Gosto com Gosto.)

10h30 - PAINEL
TEMA: Carnaval de Olinda e os Impactos Ambientais.

MEDIADOR: REGINA CÉLIA - PE
(Sociológa.)
PAINELISTA: LUCIANA SANTOS– PE
(Ex-prefeita de Olinda.)
PAINELISTA: ROMEU LEMOS – PB
(Secretário de Turismo da Paraíba.)
PAINELISTA: RODRIGO CLARK – PE
(Turismólogo)

12h - ALMOÇO

14h - 3ª CONFERÊNCIA
TEMA: Tecnologia, Meio Ambiente e Acessibilidade.

PRESIDENTE DE MESA: ARTUR MENDONÇA – PE
(Faculdade Maurício de Nassau.)
CONFERENCISTA: RICARDO SHIMOSAKAI – SP
(Agente de Viagens e Consultor de Turismo da Turismo Adaptado - Acessibilidade e Inclusão.)
DEBATEDOR: MICHELLE LIMA – PE
(Coordenadora de Projetos Especiais da Secretaria de Turismo do Estado de PE.)

15h30 - Apresentação Cultural

15h45 - PAINEL
TEMA: Gastronomia, Turismo e Políticas Públicas para o Meio Ambiente.

MEDIADOR: GILSON LIMA - PE
(Doutor em Engenharia Ambiental e Coordenador do Curso de Engenharia
Ambiental da Faculdade Maurício de Nassau.)
PAINELISTA: RITA DE CÁSSIA ARIZA CRUZ – SP
(Doutora e Professora em Geografia Humana da USP.)
PAINELISTA: FRANCISCO DOS SANTOS - SP
(Vice-presidente Training and Field Application - Divisão Institucional da América Latina e Consultor da Ecolab do Brasil.)
PAINELISTA: DARIO ZANATTA
(Chef Consultor da Sadia Food Services.)
PAINELISTA: JOSÉ UMBELINO GOMES JÚNIOR
(Diretor da Escola de Hospitalidade e Gastronomia da Universidade Potiguar.)

06 de Junho (SÁBADO)

8h - 4ª CONFERÊNCIA
TEMA: O Profissional de Hospitalidade e o Compromisso
com a Sustentabilidade Ambiental.

CONFERENCISTA: ARTURO CROSBY – Espanha
(Consultor da OMT.)
PRESIDENTE DE MESA: GILBERTO PIMENTEL – PE
(Vice-Presidente da EMPETUR.)
DEBATEDOR: JUREMA MÁRCIA – RN
(Presidente do Fórum Nacional dos Cursos Superiores de Turismo
e Hotelaria.)

9h – INTERVALO CULTURAL
(Apresentação de Grupo Artístico)

9h15 – 5ª CONFERÊNCIA
TEMA: Resgate dos Produtos Brasileiros: sua utilização na
alta Gastronomia e o Emprego de Novas Tecnologias

CONFERENCISTA: TERESA PAIM - BA
(Chef de cozinha do Restaurante O Terreiro Bahia.)
PRESIDENTE DE MESA: ELZA ALEXANDRE - PE
(Especialista em Controle de Qualidade de alimentos Professora da
Faculdade Maurício de Nassau.)
DEBATEDOR: HEIKO GRABOLLI (Alemão) - SC
(Professor de Gastronomia da UNIVALI - Balneário Camboriú.)

10h15 – Intervalo Cultural

10h30 – 6ª CONFERÊNCIA
TEMA: A Atividade Turística e os Impactos Ambientais

CONFERENCISTA: JOSÉ CARLOS LIBÂNIO
(Nos últimos 12 anos trabalhou na ONU como Assessor para Desenvolvimento Humano Sustentável e Coordenador de Políticas Sociais do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento - PNUD.)
PRESIDENTE DE MESA: MARCUS SANZONNI - PE
(Mestre em História e Professor da Faculdade Maurício de Nassau.)
DEBATEDOR: CÉLIO MUNIZ DE LIMA – PE
(Consultor do IBAMA e Especialista em turismo sustentável.)

12h – ALMOÇO

14h – DEBATE
TEMA: Viticultura, Enogastronomia e Meio Ambiente.

MEDIADOR: LARISSA ALMEIDA - PE
(Coordenadora do projeto Bem Receber - Empetur, Setur e Instituto Empreender.)
PAINELISTA: FRANCISCO AMORIM – PE
(Mestre em Viticultura e Enologia por Portugal.)
PAINELISTA: JOSÉ WAGNER FERNANDES - BA
(Instituto de Hospitalidade.)

15h – Intervalo Cultural

15h15 – 7ª CONFERÊNCIA
TEMA: A Civilização do Açúcar

CONFERENCISTA: FÁTIMA QUINTAS - PE
(Mestre e Professora em Antropologia da UFPE.)
PRESIDENTE DE MESA: ADRIANA CAVALCANTI – PE
(Professora de Gastronomia e Turismo da Faculdade Maurício de Nassau.)
DEBATEDOR: DE MESA: VERA BRAGA – PE
(Mestre em História e Professora de História da Gastronomia.)

*----*-----*----*-----*----*-----*----*-----*----*-----*----*-----*----*-----*

Inscrições para estudantes:

02/04 a 30/04
Valor: R$ 100,00
01/05 a 02/06
Valor: R$ 125,00

Inscrições para profissionais:

02/04 a 30/04
Valor: R$ 200,00
01/05 a 02/06
Valor: R$ 250,00

*----*-----*----*-----*----*-----*----*-----*----*-----*----*-----*----*-----*

Beijos.

CONSELHO FEDERAL E REGIONAL DE GASTRONOMIA

Estava pesquisando sobre o assunto, pois o profissional da área de Gastronomia (não se sabe se o correto é gastrônomo ou gastrólogo, pois o Conselho não existe para determinar o termo) não possui o Conselho de Gastronomia.



Isso prejudica muito o profissional da área, a exemplo do fato da profissão não ter piso salarial (é um absurdo um estagiário receber R$100 a R$200 por mês em um estágio de 6h - se não for mais, pois se o estágiofor dentro de uma cozinha ele passa muito mais que isso, querendo ou não - fora a insalubridade que é enorme), não existir a cobrança direta do Conselho para as leis trabalhistas no setor e por aí vai. É muita coisa envolvida.



Tenho algumas coisinhas a mostrar:



Ano: 2007





Há cerca de dez anos foi criado um projeto a partir da Lei Complementar 95/98, com o objetivo de aglutinar tudo o que já existe em matéria trabalhista e trazer todas as profissões já regulamentadas para dentro da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). O Ministério do Trabalho (MT) tem interesse que este projeto seja retomado. Nesta quarta-feira (18), a Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado Federal abriu a casa para debater em audiência pública, a regulamentação de profissões e a criação de conselhos profissionais .
O MT tem adotado uma postura contrária ao registro de novas profissões. "a multiplicação de profissões é um caminho difícil de ser adotado hoje e contribui para problemas como a reserva de mercado, o corporativismo, a criação de sindicatos diversos e o esfacelamento de áreas profissionais", afirmou o Ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Ives Gandra da Silva Martins Filho. Ele defende inclusive que atividades profissionais similares tenham um só conselho profissional. (cada profissão tem suas demandas específicas e os Conselhos Federais trabalham na valorização do profissional das profissões regulamentadas - é por isso que na área de Gastronomia existe tanto profissional que surgiu do nada exercendo a profissão; alguns se esforçam pra aprender, outros nem tanto; alguns se preocupam com a Higiene alimentar, outros nem tanto. Infelizmente, a realidade é que a maioria dos que se preocupam em aprender mais sobre a área e deixam de ficar achando que cozinhar é só "meter" as coisas dentro da panela são aqueles dos restaurantes mais requintados; isso deveria ser para todos!!)

Tramitam na CAS 19 projetos - a maioria de senadores - que tratam da regulamentação de profissões e criação de conselhos profissionais. Entre eles estão os que dispõem sobre a regulamentação da atividade de motorista e cobrador de transportes coletivos urbanos (PLS 91/03); da atividade de gastrólogo, com autorização para a criação de conselho federal e conselhos regionais de gastronomia (PLS 425/03); de fotógrafo profissional (PLS 436/03); do profissional de acupuntura, com autorização para a criação de conselho federal para a categoria (PLS 480/03); de teólogo (PLS 114/05); de taxista (PLS 175/05); e de arqueólogo (PLS 274/04).


Ano: 2003



PLS - PROJETO DE LEI DO SENADO, Nº 425 de 2003




Autor:
SENADOR - Leonel Pavan
Ementa:
Regulamenta o exercício da atividade de gastrólogo e autoriza a criação do Conselho Federal e dos Conselhos Regionais de Gastronomia.
Data de apresentação:
16/10/2003
Situação atual:
Local:
13/11/2008 - Comissão de Assuntos Sociais
Situação:
26/06/2008 - PRONTA PARA A PAUTA NA COMISSÃO
Indexação da matéria:
Indexação: REGULAMENTAÇÃO, EXERCÍCIO PROFISSIONAL, ATIVIDADE, GASTRÓLOGO, AUTORIZAÇÃO, CRIAÇÃO, CONSELHO FEDERAL, CONSELHO REGIONAL, GASTRONOMIA.



Sumário da tramitação:




Despacho:
Nº 1 (Despacho Inicial)
(SF) CAS - Comissão de Assuntos Sociais (Em decisão terminativa)
Comissões:
CAS - Comissão de Assuntos Sociais
Relatores :
Efraim Morais (encerrado em 08/07/2005 - Redistribuição) Sérgio Cabral (encerrado em 25/04/2007 - Redistribuição) Adelmir Santana (encerrado em 05/06/2007 - Redistribuição) José Nery (atual)



Tramitação:



16/10/2003
PLEG - PROTOCOLO LEGISLATIVO

Ação:
Este processo contém 03 (três) folhas numeradas e rubricadas.À CAS.
16/10/2003
ATA-PLEN - SUBSECRETARIA DE ATA - PLENÁRIO

Ação:
Leitura.À Comissão de Assuntos Sociais, em decisão terminativa, onde poderá receber emendas pelo prazo de cinco dias úteis, após sua publicação e distribuição em avulsos.Ao PLEG, com destino à CAS.Publicação em 17/10/2003 no DSF Página(s): 32737 - 32738 ( Ver Diário )
17/10/2003
CAS - Comissão de Assuntos Sociais

Situação:
AGUARDANDO RECEBIMENTO DE EMENDAS
Ação:
Recebido na Comissão nesta data.
20/10/2003
CAS - Comissão de Assuntos Sociais

Situação:
AGUARDANDO RECEBIMENTO DE EMENDAS
Ação:
Aguardando recebimento de emendas.Prazo: 20.10 a 24.10.03.
28/10/2003
CAS - Comissão de Assuntos Sociais

Situação:
AGUARDANDO DESIGNAÇÃO DO RELATOR
Ação:
Esgotado o prazo regimental em 24.10.03, não foram oferecidas emendas.Aguardando designação de relator.
19/08/2004
CAS - Comissão de Assuntos Sociais

Situação:
MATÉRIA COM A RELATORIA
Ação:
Ao Senhor Senador Efraim Morais para relatar a presente matéria.
08/07/2005
CAS - Comissão de Assuntos Sociais

Situação:
AGUARDANDO DESIGNAÇÃO DO RELATOR
Ação:
Devolvido à Comissão, para redistribuição.Matéria aguardando designação de relator.
16/08/2005
CAS - Comissão de Assuntos Sociais

Situação:
MATÉRIA COM A RELATORIA
Ação:
Ao Senhor Senador Sérgio Cabral para relatar a presente matéria.
20/12/2006
CAS - Comissão de Assuntos Sociais

Ação:
Devolvido pelo relator, Senador Sérgio Cabral, a pedido
26/12/2006
CAS - Comissão de Assuntos Sociais

Ação:
Encaminhado à Secretaria-Geral da Mesa, para atender ao disposto no art. 332, do Regimento Interno do Senado Federal (Final da 52º Legislatura). À SSCLSF
27/12/2006
SSCLSF - SUBSEC. COORDENAÇÃO LEGISLATIVA DO SENADO

Ação:
A presente proposição continua a tramitar, nos termos dos incisos do art. 332 do Regimento Interno e do Ato nº 97, de 2002, do Presidente do Senado Federal.A matéria volta à Comissão de Assuntos Sociais.
>29/12/2006
CAS - Comissão de Assuntos Sociais

Situação:
AGUARDANDO INSTALAÇÃO DA COMISSÃO
Ação:
Recebido na Comissão, nesta data.
12/03/2007
CAS - Comissão de Assuntos Sociais

Situação:
AGUARDANDO DESIGNAÇÃO DO RELATOR
Ação:
Matéria aguardando designação de relator.
25/04/2007
CAS - Comissão de Assuntos Sociais

Situação:
MATÉRIA COM A RELATORIA
Ação:
Ao Senhor Senador Adelmir Santana para relatar a presente matéria.
05/06/2007
CAS - Comissão de Assuntos Sociais

Situação:
AGUARDANDO DESIGNAÇÃO DO RELATOR
Ação:
Devolvido para redistribuição.
14/06/2007
CAS - Comissão de Assuntos Sociais

Situação:
MATÉRIA COM A RELATORIA
Ação:
Ao Senhor Senador José Nery para relatar
26/06/2008
CAS - Comissão de Assuntos Sociais

Situação:
PRONTA PARA A PAUTA NA COMISSÃO
Ação:
Devolvido pelo Relator, Senador José Nery, em 26/06/2008, com minuta de parecer pela aprovação do Projeto na forma do Substitutivo que apresenta.
13/11/2008
CAS - Comissão de Assuntos Sociais

Ação:


** AÇÃO DE SANEAMENTO ** Nesta data foi realizada a verificação de dados nos sistemas informatizados, em atendimento aos objetivos definidos no Ato nº 24, de 2008, do Presidente do Senado Federal. Este registro não representa um novo andamento na tramitação desta matéria.





*----*-----*----*-----*----*-----*----*-----*----*-----*----*-----*----*-----*----*-----*





É, infelizmente nada aconteceu até agora!! E olhe que já faz 5 anos e 6 meses!!!

Dezenas de outras profissões estão aí lutando para ter o seu Conselho, agora imagine Gastronomia, do jeito como as coisas são (ninguém dá valor e/ou acha que não precisa estudar pra isso...), quanto tempo vai demorar até o preconceito parar de vez e a profissão ser regulamentada e conseguirmos nosso direito.





----*-----*----*-----*----*-----*----*-----*----*-----*----*-----*----*-----*----*-----*



Fica aí o meu apelo para os profissionais da área, estudantes e afins LUTAREM para conseguirmos nossos direitos.



Beijos.

O Último Chef Chinês


Bem, comecei a ler este livro há dois dias!

Logo no começo o livro já me chamou atenção:

"Aprendizes já me perguntaram qual é o ponto máximo da culinária refinada. Seriam os ingredientes frescos, os sabores mais complexos? Seria o rústico ou o raro? Não é nenhuma dessas coisas. O auge não é nem o comer nem o cozinhar, mas sim o oferecer e o compartilhar do alimento. Iguarias nunca devem ser consumidas em solidão. Que prazer uma pessoa pode tirar da culinária refinada se não covidar amigos queridos para comer, se não contar os dias até a realização do banquete e se nõ compuser um poema auspicioso para a carta com o convite?"

Isso é tudo o que penso, todo o motivo pelo qual acho que ser chef de cozinha não é tão grandioso quando não se trabalha pensando dessa forma. Em qualquer profissão, trabalhar por trabalhar não gera grandes alegrias. E, sendo chef, não gera alegria aos outros também.

----*----*----*----*----*----*----*----*----*----*----*----*----*----*----*----*----*----*

Não conhecia a autora: Nicole Mones.

Ela viveu durante duas décadas na China e, atualmente, tem 30 anos de ligação com o país. A mesma é colunista da Revista Gourmet, e escreve sobre a cozinha chinesa.

"Nos 18 anos em que escrevi sobre comida chinesa para a Gourmet, o cenário da culinária continuou emergindo com grande força. Eu entrevistei muitos chefs, gourmets, donos de restaurantes, gerentes. Vi que a culinária chinesa tem sua própria filosofia, sensibilidade. É muito mais do que simplesmente comida", conta a autora.

----*----*----*----*----*----*----*----*----*----*----*----*----*----*----*----*----*----*

No livro você passa a perceber toda a tradição que há na gastronomia do país, desde o preparo até sua exposição e degustação.

Leiam e se deliciem com essa nova forma de aprendizado.

E lembrem-se, a gastronomia é todo o reflexo da história, geografia, cultura de um determinado local, sendo assim, não deve ser estudada isoladamente. Leiam de tudo e tudo que tiverem em mãos. Depois "pesquem" sobre o que se deseja, só assim você estará ampliando seus horizontes. Não deixem isso passar desapercebido. O grande erro é procurar apenas o que se deseja. Pesquisem, elaborem perguntas, mas sem saber a resposta, pois, sabendo-a, você nunca estará realizando uma pesquisa, e sim, confirmando apenas o que você já sabia.

Beijos.