O Último Chef Chinês


Bem, comecei a ler este livro há dois dias!

Logo no começo o livro já me chamou atenção:

"Aprendizes já me perguntaram qual é o ponto máximo da culinária refinada. Seriam os ingredientes frescos, os sabores mais complexos? Seria o rústico ou o raro? Não é nenhuma dessas coisas. O auge não é nem o comer nem o cozinhar, mas sim o oferecer e o compartilhar do alimento. Iguarias nunca devem ser consumidas em solidão. Que prazer uma pessoa pode tirar da culinária refinada se não covidar amigos queridos para comer, se não contar os dias até a realização do banquete e se nõ compuser um poema auspicioso para a carta com o convite?"

Isso é tudo o que penso, todo o motivo pelo qual acho que ser chef de cozinha não é tão grandioso quando não se trabalha pensando dessa forma. Em qualquer profissão, trabalhar por trabalhar não gera grandes alegrias. E, sendo chef, não gera alegria aos outros também.

----*----*----*----*----*----*----*----*----*----*----*----*----*----*----*----*----*----*

Não conhecia a autora: Nicole Mones.

Ela viveu durante duas décadas na China e, atualmente, tem 30 anos de ligação com o país. A mesma é colunista da Revista Gourmet, e escreve sobre a cozinha chinesa.

"Nos 18 anos em que escrevi sobre comida chinesa para a Gourmet, o cenário da culinária continuou emergindo com grande força. Eu entrevistei muitos chefs, gourmets, donos de restaurantes, gerentes. Vi que a culinária chinesa tem sua própria filosofia, sensibilidade. É muito mais do que simplesmente comida", conta a autora.

----*----*----*----*----*----*----*----*----*----*----*----*----*----*----*----*----*----*

No livro você passa a perceber toda a tradição que há na gastronomia do país, desde o preparo até sua exposição e degustação.

Leiam e se deliciem com essa nova forma de aprendizado.

E lembrem-se, a gastronomia é todo o reflexo da história, geografia, cultura de um determinado local, sendo assim, não deve ser estudada isoladamente. Leiam de tudo e tudo que tiverem em mãos. Depois "pesquem" sobre o que se deseja, só assim você estará ampliando seus horizontes. Não deixem isso passar desapercebido. O grande erro é procurar apenas o que se deseja. Pesquisem, elaborem perguntas, mas sem saber a resposta, pois, sabendo-a, você nunca estará realizando uma pesquisa, e sim, confirmando apenas o que você já sabia.

Beijos.

0 Degustações: