Festival de Circo do Brasil



Fonte: pe360graus.

Dez dias de arte circense na Capital pernambucana. Essa e a proposta da 5ª edição do Festival de Circo do Brasil, que começa no dia 8 de outubro e segue até o dia 18 do mesmo mês. Seis montagens francesas estarão presentes no festival e mais 11 atrações nacionais. As apresentações ocorrem nas ruas e parques da cidade ou nos palcos dos principais teatros recifenses.

Quem abre os trabalhos do Festival de Circo do Brasil é o mineiro Luis Sartori do Vale (foto 2) e a companhia francesa Akoreacro. As apresentações serão realizadas nos dias 8 e 9 de outubro, no Teatro de Santa Isabel, às 21h, e tem como mestre de cerimônia o carioca João Artigos, do Teatro de Anônimo.

Entre as atrações dos dez dias de Festival estão o grupo pelotense Tholl, o Teatro Mágico, que faz o lançamento nacional do novo DVD; e a Palavra Cantada, que fará homenagem ao público infantil. Os céus do Recife também servirão de palco. O Acrobático Fratelli fará uma intervenção aérea, que vai tomar os prédios da avenida Conde da Boa Vista.

O festival também conta com a presença da Companhia francesa Non Nova, que se apresenta no Santa Isabel. O espetáculo “P.P.P.” ousa na composição do cenário, composto por três grandes congeladores abastecidos com bolas de gelos de variados tamanhos, que o malabarista Philippe Ménard manipula ao longo do espetáculo.

Na linha mais tradicional, o Festival de Circo transforma a Praça do Arsenal da Marinha, no Bairro do Recife, em uma grande lona com a instalação de três palcos. No dia das Crianças, 12 de outubro, uma programação especial com Banda Gigante, do Estado de São Paulo.

Entre os dias 13 e 15, haverá na Praça do Arsenal, diariamente, apresentações de palhaços com os espetáculos “Pelo Cano” e “Jogando no Quintal” (foto 3). Na sexta-feira, 16, o Circo Vox (foto 1) chega para compor o fim de semana de encerramento do Festival.

Nos dias 17 e 18 de outubro, estará disponível na Praça do Arsenal uma série de equipamentos - cama elástica, arame, diábolos e malabares - que poderão ser utilizados livremente pelo público. Outros locais também receberão espetáculos, como o Parque 13 de Maio e o Parque da Jaqueira.

No dia 15 de outubro será realizado o lançamento do documentário "Dossiê Escola Nacional de Circo: 25 Anos de Pedagogia no Picadeiro", de Daniel Elias, Jefferson Pereira e Maira Aggio, e também o lançamento do livro "Circo Social no Brasil (Catálogo da Rede Circo no Mundo Brasil)”, de Boris Trindade Jr. (Borica) e Vinícius Daumas.

Uma festa na boate Nox também compõe a diversificada programação do evento, no dia 9 de outubro. Intitulado “Cabaré Circense”, o evento tem discotecagem de Jérome Pigeon, DJ Dolores e conta com números circenses dos grupos O Teatro Mágico e Acrobático Fratelli.

SERVIÇO
5º Festival de Circo do Brasil
De 8 a 18 de outubro
Entrada franca para os espetáculos de rua


Site Festival de circo do brasil

0 Degustações: