Rolo à mesa


Bem, acho que não é segredo o fato do tão amado Bolo de rolo ter recebido o título de Patrimônio Imaterial de Pernambuco (ver post anterior). Também acredito que não seja desconhecido o fato do bolo de rolo ser uma iguaria oriunda dos portugueses; foi inspirado em receitas portuguesas e recheado genuinamente com a nossa pernambucanidade. É como diz o ilustre Gilberto Freyre em seu livro Açúcar (1987), ressaltando a importância da goiabada: “a marmelada, o caju e a goiabada tornaram-se desde os tempos coloniais, os grandes doces das casas-grandes”.
O bolo tem uma forma única de preparo. As finíssimas camadas de pão-de-ló são recheadas com uma pasta de goiabada que devem ser enroladas cuidadosamente para não rachar e garantir uniformidade ao bolo, que acompanha perfeitamente bem com uma deliciosa e farta fatia de queijo de coalho.
Patrimônio imaterial = tradição, cultura, preservação. A cultura gastronômica oferece informações sobre um grupo étnico, onde a comida não é apenas um alimento, mas um estilo de vida, revelando costumes, origens, pois expõe crenças, clima, topografia, história, agricultura, pecuária, ou seja, a essência de um povo. Justamente por tais pontos que o símbolo pernambucano foi adotado como tal. A receita foi protegida, conservada e valorizada por sua importância cultural, histórica e gastronômica, claro. Apesar de haver modificações quanto ao recheio (se encontra várias versões, desde o doce de leite ao chocolate e maracujá), a tradição não foi perdida, a original não foi esquecida nem se escondeu nos labirintos da memória dos que preparam nem dos que degustam. Não é à toa que muitos pernambucanos, ao viajar, levam rolos e rolos e mais rolos para presentear amigos, parentes; e também não é por acaso que muitos turistas são loucos para conhecer o símbolo do Estado. Muito menos foi por mera coincidência que instalaram um quiosque exclusivo de bolo de rolo no Aeroporto dos Guararapes, para que todos tenham acesso, principalmente aqueles que, no corre-corre do dia, esqueceram de comprar o amuleto da viagem, a alegria do café da manhã e/ou do lanche da tarde.
O bolo de rolo foi reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial de Pernambuco pela Lei Ordinária Nº 379/2007. Enfim, uma delícia de patrimônio!

1 Degustações:

Mileichon disse...
2 de dezembro de 2009 às 11:37

Oieee...
adorei o blogg!
E adorei a explicação de como é feito
um bolo de rolo! Noossa, deu ate fome!
shaushau

Tbm to c um blog, se der depois dá uma olhadinha!

http://mihlendo.com.br