Quitutes & batuques

Fonte: pe360graus

Cozinheiras e artistas franceses realizam oficinas em Olinda
Evento Quitutes & Batuques integra as ações do Ano da França no Brasil, com cinco oficinas ministradas em Pontos de Cultura de Olinda


Música, gastronomia e cinema estão na bagagem do grupo de artistas e cozinheiras francesas que desembarca em Olinda seguindo a caravana do projeto Quitutes & Batuques, evento que integra as ações do Ano da França no Brasil. Serão cinco oficinas ministradas em Pontos de Cultura de Olinda, desta terça (29) a quinta-feira próxima (1º).

O projeto já passou pelas cidades de Bananal, Campinas e São Paulo. Em Pernambuco, realiza-se em parceria com o 5º Olinda Jazz. À frente da Oficina Gastronômica estão as cozinheiras do La Table D’Hôte. O grupo, formado por seis mulheres, traz, além da culinária tradicional francesa, influências africanas e árabes, representando a realidade da França de hoje, cosmopolita e multicultural.

La Table D’Hôte surgiu na periferia da cidade de Bordeaux, como estratégia para chamar as mães, donas de casa e outros grupos de mulheres a tomarem parte dos projetos de cidadania cultural. Além de ministrarem oficinas de arte culinária para a comunidade local, desempenham uma importante função integradora de preparo e organização das refeições nas quais artistas, profissionais e alunos estarão envolvidos.

Em Pernambuco, contarão com a participação das cozinheiras do ponto de cultura Nação Xambá, de Olinda. Os participantes das oficinas irão aprender como planejar grandes banquetes, da aquisição dos insumos à preparação, o servir e a apresentação.

A música estará presente no Quitutes & Batuques com três oficinas. Canto e Voz, ministrada pelas cantoras franco-camaronesas da dupla Les Nubians, Helene e Célia Faussart, percorre o caminho da diáspora africana por meio de uma pesquisa das tradições musicais afro e seu reflexo no cenário artístico internacional. A oficina de Canto e Voz será ministrada no Mercado da Ribeira, antigo centro de comércio de escravos no coração do Sítio Histórico de Olinda.
À frente da oficina Percussão e Dança Africana estará o músico Adama Yalomba, natural do Mali e um dos expoentes do gênero Afropop. Ele terá como apoio os educadores do ponto de cultura Nação Xambá. Brinquedos Musicais e Noções de Música ficará sob responsabilidade do grupo Moleque de Rua. Dirigido a crianças e jovens, prevê a criação e montagem de instrumentos musicais a partir de materiais recicláveis, demonstrando que para fazer música só é preciso vontade e criatividade. Fundado há 25 anos pelo músico e compositor Duda Ferreira, um dos criadores do dispositivo oficina-residência, conceito que estrutura este projeto, o Moleque de Rua atua mais na Europa que no Brasil. Em Pernambuco, terão o apoio dos educadores do ponto de cultura Maracatu Leão Coroado.

A oficina Performance em Vídeo será conduzida pelo cineasta francês Zangro, realizador que percorre a Europa e a África produzindo vídeos que levam espectadores a questionar paradigmas culturais. Colaborador do canal da TV francesa Canal Plus, Zangro é também conhecido em seu país como criador do site A Part Ça Tout Va Bien (www.apartcatoutvabien.com), no qual lança mão do humor para abordar o preconceito contra os muçulmanos na sociedade francesa. Ele veio ao Brasil acompanhado do ator de origem marroquina Hassan Zahi para gravar um projeto inédito. Em Olinda, irá selecionar artistas e pessoas comuns para a gravação de um vídeo sobre a relação França/Brasil. O vídeo será postado no site e exibido no Olinda Jazz.

O Quitutes & Batuques é uma realização da WZM Plataforma Brasil Holanda, com apoio da Prefeitura de Olinda, do Ministério da Cultura e da revista Continente.

SERVIÇO
Quitutes & Batuques
Programa de Oficinas
De 29/09 A 01/10

Oficina Gastronômica – Table D’Hôte
Local: Ponto de Cultura Nação Xambá

Oficina de Interpretação – Zangro
Local: Ponto de Cultura Afoxé Alafin Oyó

Oficinas de Voz & Canto – Les Nubians
Local: Mercado da Ribeira, Olinda

Oficinas de Percussão – Adama Yalomba
Local: Ponto de Cultura Nação Xambá

Oficinas de Brinquedos Musicais – Grupo Moleque De Rua
Local: Ponto de Cultura

Mais informações: 9938.6328

0 Degustações: